Artigos

Descubra o Mundo Fascinante das Pedras: Sintéticas e Naturais

Desvendando as Maravilhas das Pedras Sintéticas e Naturais: Beleza, Significado e Variedade

As pedras naturais, seja de origem orgânica ou inorgânica, são verdadeiras obras-primas que a natureza levou milhões de anos para criar. Com suas características únicas, como cor, brilho, raridade e dureza, elas têm sido utilizadas ao longo dos séculos como adornos pessoais, exibindo a riqueza e a beleza da Terra.

1. A Gama de Origens das Pedras

As pedras naturais podem ser categorizadas em orgânicas e inorgânicas, dependendo de sua origem. São de origem inorgânicas, os minerais e rochas, enquanto nas orgânicas, temos gemas de origem animal ou vegetal, como pérolas naturais e cultivadas, coral, âmbar e marfim, por exemplo.

2. A Verdade Sobre Pedras Preciosas

O conceito de “pedra preciosa” vai além de sua beleza. Na verdade, envolve uma combinação de atributos claramente definidos. A França, pioneira nessa definição, proibiu o uso do termo “semipreciosa” em referência a pedras naturais desde 14/02/2002. Pedras preciosas são aquelas com uma dureza acima de 6 na escala Mohs (maior do que o vidro), agradável em termos de cor, brilho e cintilação.

3. O Fim do Termo “Semi Preciosa”

O termo “pedra semi preciosa” é um mito. Na verdade, a palavra “semipreciosa” surgiu no início do século passado, provavelmente como uma simplificação de joalheiros do hemisfério norte que estavam mais familiarizados com diamantes, safiras, rubis e esmeraldas. No entanto, essa classificação não reconhecia a riqueza de pedras vindas do Brasil, como água-marinha, topázio, ametistas e outras, que possuem dureza comparável às chamadas pedras preciosas.

4. A Maravilha das Pedras Sintéticas

As pedras sintéticas, por sua vez, são criadas pelo homem para reproduzir a beleza e o efeito óptico das pedras naturais, sem possuir suas propriedades físicas, químicas ou estrutura cristalina. Esse processo visa oferecer uma alternativa acessível e não menos bela em relação às pedras naturais. Essas pedras, frequentemente utilizadas em semi joias, oferecem um brilho espetacular sem comprometer a qualidade.

5. A Beleza das Semi joias com Pedras Naturais

As semi joias têm seu encanto especial quando adornadas com pedras naturais.
A variedade, utilizada nas semi joias, é vasta, incluindo ametistas, ágatas, ônix, olho de tigre, topázios, granadas, jade, turquesa, coral e muito mais. Cada pedra traz consigo um significado único e acrescenta uma dimensão especial às peças, celebrando a beleza da natureza.

6. Explore a Variedade das Pedras: Sintéticas e Naturais

Seja na beleza da formação natural ou nas tecnologias do homem para captar a exuberância das pedras naturais nas pedras sintéticas, existe um mundo de possibilidades a explorar. Cada escolha tem um propósito e uma beleza singular. Descubra o mundo cativante das pedras, deixe-as enriquecer seu estilo com cores e brilhos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *